A partir de 1º de agosto, entra em vigor a nova composição da gasolina brasileira: o percentual de etanol anidro passará de 27,5% para 30%, configurando a mistura conhecida como E30. O diesel também terá alteração, com a adição de 15% de biodiesel, ante os atuais 14%.
Segundo o governo federal, a medida deve reduzir a sensibilidade da gasolina às oscilações do mercado internacional de petróleo, com expectativa de queda de até R$ 0,11 por litro nas bombas. Já no caso do diesel, a previsão é de estabilidade nos preços.
A mudança não deve impactar negativamente os veículos flex, embora haja possibilidade de leve redução na autonomia, devido ao menor poder calorífico do etanol. No entanto, modelos antigos e motocicletas podem exigir maior atenção, principalmente em dias frios, devido ao risco de falhas na partida.
Um estudo realizado pelo Instituto Mauá, com apoio do Ministério de Minas e Energia, indicou que, apesar de algumas falhas detectadas em motos, a nova composição não oferece riscos significativos ao mercado.
FONTE: @AUTOESPORTE
⸻
BRASFROTAS – Soluções Inteligentes