Blog

Descubra quais hábitos que geram problemas no seu veículo

Um hábito é uma rotina de comportamento que se repete regularmente e que tende a ocorrer de forma subconsciente. Ou seja, você nem percebe que tomou determinada ação porque aquilo já se tornou um hábito. Quando falamos sobre cuidados com carros, quais são os hábitos que cometemos “sem perceber” e que consequentemente causam problemas?

Para te deixar em alerta, reunimos uma lista com os hábitos que mais causam problemas nos carros. Você pode ouvir alguém dizer: “Nossa, mas eu sempre fiz isso e não sabia que causava problema”. Pois bem. Agora chegou a hora de descobrir os detalhes.

Só mais um pouquinho

Você tem o hábito de deixar o carro na reserva e demorar para abastecer? A luz do combustível já acendeu. Mas você segue “só mais um pouquinho”. Saiba que rodar com o combustível na reserva pode gerar problemas como o risco de pane seca (com o carro chegando a parar no meio do caminho), prejuízos para bomba (ela utiliza o combustível para refrigeração), além da entrada de sujeira no fundo do tanque (partículas se misturam com o combustível e podem chegar ao motor).

Descansando na embreagem

Alguns motoristas têm o hábito de deixar o pé esquerdo descansando na embreagem. Não tiram o pé dali. E essa prática pode trazer danos ao componente. Esse costume pode forçar o disco. Portanto, só utilize a embreagem quando for realizar a troca da marcha. O carro está parado no semáforo? Pois então é deixar no ponto morto e nada de descansar o pé ali.

Esqueci de verificar

Crie o hábito de verificar como está o carro. Verificar a calibragem dos pneus, o óleo e a água, por exemplo. Rodar com pneu com baixa pressão pode causar maior desgaste na borracha, diminuindo a durabilidade dos pneus; aumento no consumo de combustível; e instabilidade para direção. O ideal é verificar a calibragem toda semana.

Não vou parar

Por fim, falamos sobre o hábito de ter confiança excessiva com o carro. Aquele motorista que vê a rua completamente alagada. E que mesmo assim opta por passar por ali. Jamais siga em frente se a água estiver acima da metade da roda. A chance da água entrar no motor é grande e isso causa sérios problemas nos componentes. Se não houver outra alternativa, diante de uma emergência, é preciso fazer uma verificação completa no veículo em seguida. Para ter a certeza de que nada foi comprometido com a chuva.

Você conhece outros hábitos que causam problemas nos carros? Ou você procura acumular hábitos que levam benefícios para os veículos? Saiba que cuidado, precaução e informação não fazem mal para ninguém. Dirija sempre com segurança e responsabilidade.

Seguimos acompanhando as últimas notícias sobre carros e transportes. Muito obrigado pela atenção. E até a próxima!

Brasfrotas Soluções inteligentes.

Compartilhe:

Receba em primeira mão, as notícias do mercado.